Iniciativa Liberal de Leiria apresenta proposta estruturante para revolucionar os transportes em Leiria

A proposta da Iniciativa Liberal irá transformar a mobilidade em Leiria 

Leiria tem registado um crescimento populacional significativo nas últimas décadas, sem que o planeamento dos transportes públicos tenha conseguido acompanhar essa evolução. O atual serviço de transporte coletivo, Mobilis, não tem sido suficiente para reduzir a dependência do automóvel particular, o que agrava o trânsito na cidade.

O projeto da linha de Alta Velocidade Porto-Lisboa representa uma oportunidade única para reconfigurar a mobilidade em Leiria. A desativação parcial da Linha do Oeste permite repensar as infraestruturas de transportes e criar um sistema de mobilidade mais eficiente e sustentável.

A proposta da Iniciativa Liberal para Leiria assenta na criação de um sistema de Metro Ligeiro de Superfície, utilizando parte da infraestrutura ferroviária existente e novas linhas. 

Este modelo, utilizado em cidades europeias e em Portugal (Metro do Porto e Metro Sul do Tejo), trará vantagens como a redução do trânsito e emissões poluentes, maior ligação entre diferentes zonas habitacionais e o centro da cidade, integração com a futura estação de Alta Velocidade, promoção da mobilidade estudantil e acesso ao Politécnico de Leiria e permitirá também o desenvolvimento de novas centralidades urbanas.

A construção da rede de Metro deverá ser faseada tendo em conta a construção da linha de Alta Velocidade e a desativação do troço da linha do Oeste junto a Leiria.

O custo total estimado do projeto é de 170 milhões de euros, com financiamento previsto através do orçamento do Estado, do orçamento municipal e de fundos europeus. A aquisição de material circulante e a operação deverão ser realizadas por uma concessão privada.

Paulo Ventura, candidato à Câmara Municipal de Leiria, declarou:

“Este projeto para além de estruturante na mobilidade, irá ser igualmente estruturante na habitação do concelho pois permite acesso facilitado a áreas com um custo de solo mais baixo. Será estruturante também na educação pois cria melhores condições para a atração de mais estudantes para o Politécnico de Leiria. E será estruturante também ao nível da criação de postos de trabalho qualificados pois cria um sistema de mobilidade que promove a atração de grandes empresas multinacionais.” 

Desafiou também os restantes partidos a contribuir de forma construtiva para a mobilidade de Leiria: “Aproveito também para lançar o desafio às restantes forças partidárias para que dêem o seu contributo no debate e melhoria desta proposta”.

Mais informações na página: Metro Leiria

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top