O Presidente do partido anunciou a sua saída da liderança do partido e que não será candidato à liderança da Comissão Executiva na próxima Convenção Nacional do partido em dezembro.
Em virtude do anúncio de João Cotrim Figueiredo de que sairá da liderança da Iniciativa Liberal na próxima convenção do partido, o Núcleo de Leiria agradece o grande trabalho desenvolvido desde 2019 pelo atual Presidente do partido. Este trabalho contribuiu para a implementação e o crescimento do partido no distrito de Leiria e em Portugal, tendo o partido, em janeiro último, eleito 8 deputados na Assembleia da República.
A Iniciativa Liberal é, desde a sua génese, um partido de ideias, que tem um projeto claro, que pretende libertar o país de políticas de estagnação e resignação. O partido trouxe a Portugal vozes liberais que se levantam e que fazem contraponto ao discurso político letárgico que tem tomado o país nas últimas duas décadas.
As ideias liberais fazem o seu caminho de forma e o projeto da Iniciativa Liberal não fica comprometido com a saída de João Cotrim Figueiredo.
Ao mesmo tempo o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Leiria desde a sua fundação, cuja face mais visível foi a eleição de autarcas liberais nas eleições de 2021 e a excelente campanha legislativa em janeiro deste ano, em nada fica condicionado.
O atual Grupo de Coordenação do Núcleo de Leiria pretende fazer crescer e cimentar a Iniciativa Liberal (IL) no distrito, aumentando o número de membros e lançando novos núcleos territoriais. A estratégia do Núcleo de Leiria assenta em três prioridades: Implementação, Crescimento e Diferenciação, onde se inclui o trabalho de apoio aos autarcas eleitos, o desenvolvimento de propostas políticas sustentadas para a região e uma comunicação estratégica que permita disseminar conhecimento e contribuir para uma opinião política mais informada.
É com esta estratégia que o Núcleo de Leiria está e estará comprometido localmente, de acordo com a autonomia consagrada nos estatutos do partido, trabalhando com sentido de lealdade institucional, independentemente de questões internas de âmbito nacional e seja qual for a liderança que a soberania dos membros venha a eleger na próxima convenção nacional.