O crescimento da economia, os desafios da indústria, os problemas no acesso à saúde e a sustentabilidade da segurança social foram os temas debatidos na Conferência Leiria Mais Liberal.
No passado sábado, 24 de setembro, teve lugar no Auditório da Nerlei, a Conferência Leiria Mais Liberal, organizada pelo Núcleo Territorial de Leiria da Iniciativa Liberal. Nela foi debatida a importância do crescimento da economia na sociedade, os desafios que o setor da indústria enfrenta atualmente, o acesso à saúde e a sustentabilidade da Segurança Social.
A conferência contou com a presença de António Costa Amaral, Vice-Presidente da Comissão Executiva da Iniciativa Liberal e Coordenador do Gabinete de Estudos, Rodrigo Saraiva – Líder Parlamentar da IL, Joana Cordeiro, Rui Rocha e Carla Castro, Deputados na Assembleia da República. Cada painel foi ainda constituído por oradores que, pela sua prática e experiência, trouxeram uma visão alargada da realidade nacional e local para cada um dos temas abordados.
A importância do crescimento foi transversal a todos os painéis, atuando como alavanca para a economia e para sociedade. No que respeita ao setor industrial sobressaiu a necessidade de menos limitações à iniciativa das empresas, com simplificação fiscal, licenciamentos ágeis e alívio na carga fiscal como forma de atrair e promover mais investimento.
No painel da saúde foram discutidas as alternativas que promovem uma melhor gestão de recursos, instalações, equipamentos e recursos humanos, nomeadamente novos modelos de gestão e saúde digital. Falou-se de psicoeducação para a prevenção e promoção da saúde, e ainda o impacto da deterioração da saúde mental e o seu impacto na saúde da população.
O painel dedicado às pensões e à segurança social esclareceu de forma simples um sistema que é complexo. Foi debatida a fragilidade e insustentabilidade do modelo atual de Portugal, a comparação com modelos em vigor noutros países e a possibilidade de transição para um sistema sustentável que garantisse um futuro para as novas gerações.
No encerramento da Conferência, Marcos Ramos, coordenador do Núcleo de Leiria da IL e candidato à C.M.Leiria nas últimas autárquicas, aproveitou a presença dos deputados do partido para introduzir um tema extra-conferência e realçar a importância da floresta para a região de Leiria: “A região de Leiria tem sido fustigada ao longo dos anos pelos incêndios. Vai fazer em outubro cinco anos que assistimos ao desaparecimento do Pinhal de Leiria como o conhecíamos. Foi também em 2017 que assistimos à tragédia de Pedrógão Grande. De lá para cá, o que é que foi feito? Uma mão cheia de nada ou muito pouco.”. Marcos Ramos sublinhou também a necessida de se pensar e discutir a floresta fora da época de incêndios: “Só se fala de incêndios e da floresta durante o verão. Não há discussão de estratégias de planeamento e gestão florestal, não há planeamento de meios para combate, não há educação e formação à população.” declarou pedindo urgência em colocar o debate sobre reflorestação e da gestão florestal na agenda política nacional.